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Qual é o papel da IoT na gestão de frotas?

A pandemia de COVID-19 impactou significativamente empresas e países em todo o mundo, alterando drasticamente a forma como as organizações operam. As empresas tiveram que adaptar seus processos de planejamento para cumprir novos regulamentos e normas de segurança, mantendo suas operações em funcionamento.

O “novo normal” forçou empresas a repensar e reestruturar suas estratégias de gestão, e a Internet das Coisas (IoT) tem sido essencial nesse processo, fornecendo conectividade para equipes de serviços essenciais que trabalham remotamente e possibilitando a flexibilidade e supervisão necessárias para quem opera de casa. Atualmente, mais do que nunca, as soluções de IoT estão desempenhando um papel fundamental ao ajudar empresas e a sociedade a superar os desafios desse novo cenário e a se adaptarem para prosperar.

O aumento da dependência de ferramentas digitais no planejamento e a automação profunda de processos são necessários para que as empresas aprimorem suas decisões e estejam mais preparadas para enfrentar o novo normal. Garantir a saúde e segurança dos motoristas com entregas sem contato e otimizar a eficiência da frota nas operações diárias são agora prioridades para manter um negócio operante.

Benefícios da IoT para empresas

A interconexão de dispositivos e ativos em campo, por meio de redes de nuvem sem fio fornecidas pela IoT, permite que empresas e funcionários estejam mais conectados ao ambiente e realizem um trabalho mais estratégico. A IoT ajuda as empresas a elaborar melhores planos estratégicos, fornecendo insights mensuráveis sobre suas operações, melhorando a gestão de frotas, aumentando a produtividade dos recursos e adaptando processos ao novo normal.

A digitalização facilitada pela IoT é um dos fatores que permite aos gestores e proprietários de empresas melhorar a produtividade. O tempo que antes era gasto em tarefas manuais, preenchimento de documentos ou checagens telefônicas com motoristas pode agora ser usado para realizar mais entregas ou atender mais clientes ao longo do dia.

Com a IoT, não há mais necessidade de gastar tempo valioso tentando descobrir a localização de um veículo, atender ligações de clientes para atualizações de status ou localizar qual motorista está mais próximo de uma tarefa urgente. Esse tempo pode ser melhor empregado em novos pedidos, faturamento ou na melhoria da logística e do atendimento ao cliente.

Uma solução de gestão de frotas com suporte da IoT oferece às empresas vantagens competitivas ao automatizar processos em uma plataforma baseada na nuvem, proporcionando visibilidade em tempo real do que está acontecendo no campo. Conectando-se aos veículos da frota por meio de dispositivos de telemetria instalados, é possível acompanhar a localização atual por GPS, visualizar atividades em um mapa e obter relatórios detalhados, ajudando a aprimorar o despacho, o planejamento de rotas e a logística. Essa visibilidade em tempo real permite maior flexibilidade na alocação de recursos, melhor planejamento e adaptação rápida a mudanças.

Com o rastreamento em tempo real, as empresas podem fornecer horários exatos de chegada aos clientes ou ajustar rapidamente a rota em caso de emergência. Além disso, o uso de um software de rastreamento de frota ajuda a reduzir o tempo de espera nos destinos, monitorando o comportamento dos motoristas na estrada para garantir segurança e conformidade, além de minimizar os riscos de acidentes e responsabilidades. A telemetria da IoT coleta dados sobre diagnósticos de veículos, como velocidade, tempo de inatividade, aceleração ou frenagens bruscas, consumo de combustível, falhas e pressão dos pneus.

Em caso de acidente, o dispositivo conectado ao sistema do veículo envia um alerta para a central, informando sobre a colisão, permitindo o envio rápido de ajuda ao motorista. Você também pode implementar um programa de manutenção preventiva para sua frota, com melhor agendamento de verificações, o que ajuda a evitar tempos de inatividade e reduzir custos de consertos emergenciais.

Dessa forma, o uso de soluções de gestão de frotas habilitadas pela IoT pode aumentar o desempenho por meio de uma melhor visibilidade dos ativos, otimização do uso dos veículos, redução do tempo de espera e manutenção proativa para diminuição de custos.

Frotas que não utilizam telemetria estão perdendo oportunidades

Ao ver as economias comprovadas e as melhorias de processo, fica claro que a IoT está rapidamente se tornando uma prática recomendada para a gestão de frotas. Implementar uma plataforma de telemetria nas operações permite que gestores e proprietários de negócios estejam mais preparados para o “novo normal”, resolvendo desafios de maneira flexível e obtendo benefícios significativos.

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