FAQ
Reunimos as dúvidas mais comuns para ajudar você a encontrar respostas rápidas e práticas.
O status de conexão do J-R11 pode ser verificado pelos LEDs indicativos presentes no dispositivo:
LED de Celular (CEL):
1 pulso a cada 4 segundos: conectado à internet.
2 pulsos: sem conexão à internet.
3 pulsos: tentando reconectar.
4 pulsos: não conectado à rede da Jmak.
LED GNSS:
1 pulso: GNSS com sinal.
2 pulsos: GNSS sem sinal.
Esses padrões permitem uma rápida identificação de falhas de sinal ou conexão.
A escolha do tipo de envio é feita com a configuração de ID 68
, que pode ser enviada via protocolo TCP/UDP ou pela plataforma Jotaweb. Os valores possíveis são:0
para JSON (recomendado para testes e desenvolvimento);1
para STRING (equilíbrio entre legibilidade e economia de dados);2
para ZIP (formato mais econômico, ideal para operação em campo com pouca banda).
Exemplo de comando via TCP/UDP:ACK$68;2;#
Esse comando define o envio em formato ZIP. O rastreador deve estar online e a mensagem precisa seguir o protocolo com confirmação ACK.
Sim. O J-R11 possui um recurso de corta corrente, conectado ao pino 7 (cor marrom), que permite interromper o circuito da bomba elétrica e, assim, impedir a partida do veículo.
Para ativar essa função remotamente, usa-se o comando de configuração ID 34
:ACK$34;1;#
→ ativa o corta corrente (bloqueia a partida).ACK$34;0;#
→ desativa o corta corrente (libera a partida).
A corrente máxima da saída é de 500 mA em GND, e a tensão suportada vai até 30V. É importante utilizar relé automotivo apropriado para o controle da linha da bomba de combustível.
O J-R12 permite configurar diferentes intervalos de envio de dados conforme três estados operacionais:
Veículo ligado (pós-chave ativo): Configuração pelo identificador 2
. Valor mínimo: 10s. Exemplo: ACK$2;30;#
define o envio a cada 30 segundos com o veículo ligado.
Veículo desligado: Identificador 3
. Aplica-se quando o rastreador está alimentado pela bateria do veículo. Exemplo: ACK$3;1800;#
.
Bateria interna: Identificador 4
. Quando a alimentação principal está ausente e o rastreador usa sua própria bateria. Exemplo: ACK$4;86400;#
.
É importante que esses comandos sejam enviados logo após uma mensagem de dados do rastreador e que o servidor envie a resposta com ACK
. Caso contrário, serão ignorados.
O J-R12 possui três LEDs principais com os seguintes significados:
LED CEL (Conectividade GSM/LTE):
1 pulso a cada 4s: conectado à internet.
2 pulsos: sem conexão.
3 pulsos: tentando reconectar.
4 pulsos: sem rede JMAK.
LED GNSS:
1 pulso: sinal GNSS obtido.
2 pulsos: sem sinal GNSS.
LED CAN (também usado para USB):
1 pulso: recebendo IDs da rede CAN.
3 pulsos: não recebendo IDs CAN.
Apagado: CAN não configurado.
Esses indicadores fornecem uma leitura rápida das condições de rede e comunicação do dispositivo.
O J-R12 suporta três formatos de envio de dados, cada um com vantagens específicas:
JSON: Altamente legível, ideal para testes e depuração. Inclui todos os campos sem compressão. Consome mais dados. Exemplo de uso: integrações com plataformas de desenvolvimento.
String: Balanceia legibilidade com economia de dados. Utiliza delimitadores e máscaras. Recomendado para operações regulares com visualização direta.
Zip: Codificação compacta em hexadecimal. Ideal para ambientes com restrição de banda. Requer lógica de decodificação do lado do servidor.
Cada formato pode ser configurado remotamente usando o identificador 68
com os valores:1
para JSON2
para String3
para Zip.
O J-M15 possui um sistema de bloqueio veicular integrado, que interrompe o circuito elétrico (geralmente da bomba de combustível) para impedir a partida do motor em caso de identificação inválida ou ausência de identificação. O funcionamento do bloqueio pode ser configurado de três formas principais:
Qualquer cartão RFID: Qualquer tag lida é aceita para desbloquear o veículo.
Somente cartões cadastrados: Apenas tags previamente registradas e vinculadas ao dispositivo poderão desbloquear o veículo.
Desativado: A função de bloqueio é desativada, tornando o sistema apenas um identificador sem interferência na partida.
Esse comportamento pode ser complementado com a opção de bloqueio temporizado, que ativa o bloqueio automaticamente se uma tag válida não for apresentada dentro de um intervalo (como 15 segundos) após a ignição ser ligada.
O J-M15 utiliza LEDs e um buzzer para indicar seu estado operacional. A combinação entre os dois ajuda o usuário a interpretar o que está ocorrendo com o equipamento:
Inicialização: LED com pulso rápido + som agudo e rápido.
Solicitando tag: LED com pulso lento periódico + som grave periódico.
Tag válida reconhecida: LED com pulso rápido + som agudo e rápido.
Tag inválida: LED com pulso rápido + som grave e lento.
Modo USB ou Atualização: LED com pulso periódico, sem buzzer (quando este está desativado).
Essas indicações são essenciais para diagnósticos rápidos no campo e auxiliam o motorista a identificar se sua tag foi corretamente lida ou não.
A configuração simplificada via USB-C pode ser feita com o dispositivo conectado diretamente a um computador, utilizando a plataforma da Jmak. O processo consiste nos seguintes passos:
Conexão USB-C ao computador.
Cadastro do dispositivo na aba “Meus Dispositivos” da plataforma.
Sincronização e conexão do J-M15.
Seleção de um perfil de configuração previamente cadastrado ou configuração manual de cada item.
Vinculação de tags autorizadas, seja por leitura direta no momento da configuração ou via seleção de grupo de tags já cadastrado.
É uma forma prática de configurar o dispositivo antes da instalação no veículo, especialmente útil para frota de grande volume.
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